Afonsinhos

Afonsinhos
«Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós» (Exupery)

domingo, 23 de janeiro de 2011

Ficha de HGP- Segunda Metade do Século XIX


                Escola _____________________________
                   
                              Nome: _______________________                   nº____ Turma: ____

Portugal na segunda metade do século XIX
Lê a ficha com atenção e responde correctamente às questões que se seguem.


1-Completa as frases:
Em meados do século XIX, Portugal estava:
§  Destruído – devido às ______________________ e à ________________;
§  Empobrecido – devido ____________________ e ___________________;
§  Atrasado – falta de _________________________________________.

A agricultura começou a desenvolver-se e a modernizar-se.



2 – Refere três medidas tomadas para aumentar a produção agrícola.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Diz o que entendes por “direito de morgadio”.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



4 – Assinala as respostas certas.
No século XIX, começou-se a cultivar:
_____ Arroz           ______ Kiwi         ______ batata             ______ abacaxi

Modernização da indústria

5 – Completa o quadro com as palavras ou expressões seguintes:


·         Máquina a vapor
·         Pequenas oficinas
·         Fábrica
·         O artesão executa todas as tarefas
·         O operário executa apenas uma tarefa
·         Maior quantidade de produtos
Produção artesanal
Produção mecanizada








·        


Para desenvolver o país foi necessário desenvolver os transportes e as comunicações.

6  - Observa a figura.
6.1 - Identifica o meio de transporte representado na figura.
__________________________________________________________________________________________________________

6.2 - Refere o meio de transporte mais rápido do século XIX.
______________________________________________________________________________

7- Lê o documento 2.

Doc.2 

“Ao fundo... era o gabinete de trabalho de Jacinto (...). Lá constantemente sons curtos e secos retiniam ... Tique, tique, tique! Craque, craque ! Trr, trre !…
Era o meu amigo comunicando !”
Eça de Queirós, Civilização, (adaptado).

7.1- Refere um meio de comunicação que o Sr. Jacinto poderia estar a utilizar.
_____________________________________________________________________________


8    No que se refere aos direitos humanos, ocorram duas grandes alterações. Assinala com duas cruzes essas duas modificações:
_____ Abolição da pena de morte.
_____ Extinção da escravatura no reino.
_____ Extinção da escravatura em todos os territórios portugueses.
_____ Abolição da cadeia perpétua.

A vida no campo
9 Preenche, de forma sintética, o quadro seguinte.

Actividades (duas)

Alimentação
(principais produtos)


Vestuário


Habitações
(interiores)

Divertimentos:
(dois)



A vida na cidade

10 - Completa o texto, preenchendo os espaços em branco com as palavras ou expressões seguintes:

ricas – ópera – operariado – iluminação pública – burguesia – bailes – teatro – passeios calcetados – Porto – água canalizada – chora – rede de esgotos – abundante – festas – cafés – recolha de lixo – variada – transportes públicos – habitantes – vendedores ambulantes – cinema – americano – pregões - Lisboa
         Durante a segunda metade do século XIX, as duas principais cidades do país, _________ e ______________, cresceram em _________________. Nelas predominava a ________________ e o _______________. Figuras típicas das cidades eram os _____________________________, que anunciavam os seus produtos através de ________________. A maneira de viver das classes populares era completamente diferente da das classes mais _________________. Estas, para além de fazerem uma alimentação mais ____________________ e ________________, vestiam-se seguindo a moda e reuniam-se em ________________ e ________________ ou _________________. Frequentavam a ________________ e o ________________ e, no final do século, também o ____________.
Ao longo deste século, as cidades foram-se modernizando, não só com a introdução dos ____________________________, como o ________________ e o __________________, mas também com a __________________ , a _________________, a __________________________, a __________________________ e os _______________________.

A evolução da população altera-se no século XIX


11 - No século XIX o número de habitantes aumenta. Refere os motivos.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12 – O que entendes por êxodo rural.
______________________________________________________________
13 – Refere o nome do país que recebeu mais emigrantes portugueses no século XIX.
______________________________________________________________________________


Sem comentários:

Enviar um comentário