Afonsinhos

Afonsinhos
«Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós» (Exupery)

domingo, 23 de janeiro de 2011

Resumo - A Modernização da Indústria e a Exploração Mineira

Completa o texto com as palavras que se seguem
iguais * fábricas * transformações * altos * melhores * rapidez * carvão * especializados * vapor * greves * operários * artesãos * quantidade

A Modernização da Indústria e a Exploração Mineira

A máquina a vapor veio revolucionar o processo de _________________ das matérias-primas. As oficinas deram lugar às __________________ e os __________________ foram substituídos pelos operários, que passaram a ser ___________________ numa determinada fase do trabalho. Os produtos passaram a ser produzidos por vários trabalhadores, com maior _________________, em maior __________________ e todos ____________________. Estes trabalhadores, no entanto, viviam pobremente e sujeitos a muitas horas de trabalho.
No fim do século XIX, os _________________ fizeram as primeiras _______________ para exigir aos patrões salários mais _________________ e __________________ condições de trabalho.
Para o progresso da industrialização muito contribuiu a extracção mineira, pois o __________________ era o mineral utilizado para produzir a nova energia, ou seja, a força do _____________________.

Sem comentários:

Enviar um comentário