Afonsinhos

Afonsinhos
«Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós» (Exupery)

domingo, 23 de janeiro de 2011

Resumo - A Modernização da Agricultura

Completa os espaços em branco do texto com as palavras que se seguem:

batata   *  aumento  *  proprietários  *  adubos  *  importar  *  baixa  *  variedade  *  velho   *  absolutistas  *  arroz  *  crise  *  pousio  *  debulhadora  *  Brasil  *  mecanização
*  ceifeira  * baldios  *  vinha  *  produzir  *  burguesia  *  coroa
*  grandes  *   liberais  *  francesas  *  liberais  * morgadio

A Modernização da Agricultura

As invasões _______________, a guerra entre _______________ e _______________, e ainda a perda do ________________, que se tinha tornado independente, originaram um período de _______________ na primeira metade do século XIX. Para além destes problemas, a produtividade da agricultura era muito _______________, não satisfazendo as necessidades da população e obrigando o País a ___________________ muitos produtos.
            Os governos _________________ iniciaram, então, uma série de medidas, tentando melhorar a situação do País. No que se refere à agricultura, procurou-se que as terras passassem a _______________ mais, não só com a introdução de novas técnicas, como também dividindo a terra por maior número de _________________. Iniciou-se a _________________, com a utilização de algumas máquinas agrícolas, como a _______________ e a _______________, principalmente nas _______________ propriedades do Sul do País. Para fertilizar as terras, começou a recorrer-se aos _______________ químicos e, para que os terrenos não estivessem muito tempo sem produzir, reduziu-se o _________________, alternando as culturas. Também em relação às culturas, foram introduzidas ou desenvolvidas algumas, como, por exemplo, a _______________, onde a terra era menos favorável à produção de cereais, a ________________, muito utilizada na alimentação do povo, e o _________________ nos terrenos alagadiços. Para que mais pessoas possuíssem propriedades, acabou-se com o direito de _______________, ou seja, o direito do filho mais _______________ herdar todos os bens paternos, passando estes, desde então, a serem divididos por todos os herdeiros, venderam-se parte das propriedades da ________________ e das ordens religiosas, principalmente a elementos da _________________, e muitos __________________ tornaram-se terrenos particulares.
            Todas estas medidas originaram um _________________da produção e uma maior _________________de produtos.

Sem comentários:

Enviar um comentário